terça-feira, 10 de setembro de 2013

Orientações sobre à profissão de Segurança do Trabalho - II

PROJETO PROFISSIONAL DO CURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – PROGRAMA DE GESTÃO DA CIPA
Este trabalho é uma exigência do plano de curso Técnico em Segurança do Trabalho, aonde vem da parâmetros para a Gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente), que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Gestão é sinônimo de Administração, assim como administrar, tem a ver com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. E assim conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso.   
A Gestão da CIPA da empresa é realizada de forma planejada, atuando de forma seria e organizada aumentamos as possibilidades que a CIPA seja mais atuante e suas atividades alcancem o objetivo esperado.
O objetivo da CIPA em conjunto com o SESMT é que o colaborador tenha conhecimento que segurança é fundamental para realização da tarefa e que ninguém poderá realizar bem e com segurança se não estiver preparado para isso, então é certo que a Saúde e Segurança do trabalho têm que ser prioridade dentro da empresa. Prevenir acidentes e doenças ocupacionais, melhorar a qualidade de vida no trabalho são metas que podem ser conquistadas através de treinamentos. Trabalhador bem treinado também significa economia nos custos para empresa, realizando melhoria continua em nossa organização. Valorizar o colaborador, para que tenha vontade de seguir as normas, é ponto fundamental para um trabalho de qualidade e com segurança.
A CIPA é composta por membros da empresa, representantes do empregado e do empregador, sendo que o empregador indica os componentes e o empregado deve escolher por meio de eleição. O número de componentes da CIPA está previsto na NR5 quadro 1 dimensionado por classificação de atividades e número de funcionários da empresa. A empresa possui 135 funcionários e enquadra- se no Grupo C-14 do Quadro II da NR 5, portanto ficam empossados em nossa CIPA.
- 4 Efetivos e 3 Suplentes representados pelo Empregador
- 4 Efetivos e 3 Suplentes representado pelos Empregados
Sendo que Presidente é designado pelo Empregador, e o Vice Presidente escolhido pelos Empregados em comum acordo, 01 Secretário Efetivo e 01 Suplente.
A CIPA elabora um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva e corretiva visando assim à solução de problemas ligados a segurança, saúde e meio ambiente, também participa da implantação de programas de controle e medidas necessárias para redução de riscos e impactos ambientais. Periodicamente traça metas e objetivos visando qualidade de vida no ambiente de trabalho em conjunto com a empresa, divulga os projetos e programas aos trabalhadores, analise de idéias, assim do espaço aos colaboradores para interagirmos sempre em conjunto.
O mandato dos membros eleitos da CIPA é de um ano. E, para que o cipeiro possa desempenhar o seu trabalho sem temer perseguições, durante o período da inscrição de chapa, no decorrer do mandato (caso seja eleito) e um ano após o fim do seu mandato, ele terá estabilidade, não podendo ser demitido sem justa causa. 
Antes da posse os funcionários eleitos para integrar a CIPA passam por um treinamento, o treinamento terá carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias, e será realizado durante o expediente normal da empresa.

Exemplo:

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES


O que
Quem
Quando
Por que
Como
1)      Identificar os riscos
Cipeiros
1 mês antes da posse
Medidas de controle ação preventivas
- Preparar os formulários de levantamento de riscos ambientais, através de avaliações de todos os setores da empresa.
- Elaborar relatórios de identificação de perigos

2)      Elabora mapa de risco
Cipeiros
1 mês antes da posse
Conscientização
- Analisar os riscos identificados.
- Colocar em local visível.
-Elaborar o mapa de risco, considerando setor/nº de funcionários/ graduação do risco/ tipo de riscos.
- Elaborar planta baixa


 Técnica de Segurança do Trabalho: Viviane Furquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário