Segundo Ana Rosa de Andrade ( Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, e em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, é Arteterapeuta, Arte-educadora e Naturopata): A Arteterapia é um instrumento terapêutico não verbal que utiliza recursos expressivos nos quais o homem, por meio de suas produções, entra em contato com o seu mundo interior.
A produção artística está ligada diretamente à concretização e a expressões interiores (inconscientes) do indivíduo em processo de transformação e ressignificação. Ele adquire um novo modo de ver a vida que vai além do olhar externo e passa por um olhar interno e curativo, responsável por liberar energias estagnadas, paradas. O agente passivo se torna ativo graças às suas produções, e as leituras desses símbolos proporcionam bem-estar e conscientização do momento atual a partir dos trabalhos realizados.( Revista Páginas Abertas, ANO 37, nº 50, 2012, Artigo: Arteterapia, Arte-educação , Arterapia: recursos expressivos, Ana Rosa de Andrade, Editora Paulus, 2012, p.11).
Conclusão
Através da Arte o indivíduo expressa todos os seus sentimentos, em suas produções ou trabalhos(obras) coloca seus sentimentos, amor, raiva, enfim todos os seus conflitos, através do qual exercita sua auto reflexão produz crescimento, auto-estima, valorização, construção e reflexão de sua história pessoal e social.
Desta forma podemos notar a importância da arteterapia na educação e nas relações pessoais, pois a arte une as pessoas, aumentando a autoestima, afetividade, valorização, a união, enfim a promove a amizades, sendo um importante recurso utilizado para promover a inclusão social, sendo utilizado também em trabalhos de interação entre escola e a comunidade.
Maio/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário