A causa do cativeiro
Tal sucedeu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
Andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos costumes estabelecidos pelos reis de Israel.
Os filhos de Israel fizeram contra o Senhor seu Deus o que não era reto; edificaram para si altos em todas as cidades, desde as atalaias dos vigias até à cidade fortificada.
Levantaram para si colunas e postes-ídolos, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores frondosas.
Queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; cometeram ações perversas para provocarem o Senhor à ira, e serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes havia dito: Não fareis estas cousas.
O Senhor advertiu a Israel e a Judá por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo:
Voltai-vos dos vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus servos, os profetas.
Porém não deram ouvidos; antes se tornaram obstinados, de dura cerviz como seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos e se tornaram vãos, e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o Senhor lhes havia ordenado que não as imitassem.
Desprezaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram para si imagens de fundição, dois bezerros; fizeram um poste-ídolo e adoraram todo o exército do céu, e serviram a Baal.
Também queimaram a seus filhos e as suas filhas como sacrifício, deram-se à prática de adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau perante o Senhor, para o provocarem à ira.
Pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel, e os afastou da sua presença; e nada mais ficou, senão só a tribo de Judá.
Também Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos costumes que Israel introduziu.
Pelo que o Senhor rejeitou a toda descendência de Israel, e os afligiu e os entregou nas mãos dos despojadores, até que expulsou da sua presença.
Pois quando ele rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, Jeroboão apartou a Israel de seguir o Senhor, e o fez cometer grande pecado.
Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha cometido; nunca se apartaram deles, até que o Senhor afastou a Israel da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel transportado da sua terra para Assíria onde permanece até ao dia de hoje.
O rei da Assíria renova a população de Samaria
O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate, e de Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades.
A princípio, quando passaram a habitar ali, não temeram ao Senhor; então mandou o Senhor para o meio deles leões, os quais mataram a alguns do povo.
Pelo que se disse ao rei da Assíria: As gentes que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabem a maneira de servir o Deus da terra; por isso enviou ele leões para o meio delas, os quais as matam, porque não sabem como servir o Deus da terra.
Veio, pois, um dos sacerdotes que haviam trazido de Samaria e habitou em Betel, e lhes ensinava como deviam temer o Senhor.
O culto misto dos samaritanos
Porém cada nação fez ainda os seus próprios deuses nas cidades que habitava, e os puseram nos santuários dos altos, que os samaritanos tinham feito.
Os de Babilônia fizeram a Sucote-Benote; os de Cuta fizeram Nergal; os de Hanate fizeram a Asima; os aveus fizeram a Nibas e a Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.
Assim temiam ao Senhor; dentre os do povo constituíram sacerdote dos lugares altos, os quais oficiavam a favor deles nos santuários dos altos.
De maneira que temiam o Senhor e ao mesmo tempo serviam aos seus próprios deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados.
Até o dia de hoje fazem segundo os antigos costumes; não temem o Senhor, não fazem segundo os seus estatutos e juízes, nem segundo a lei e o mandamento que o Senhor prescreveu aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel.
Ora o senhor tinha feito aliança com eles, e lhes ordenara, dizendo: Não temereis a outros deuses, nem vos prostrareis diante deles, nem os servireis, nem lhes oferecereis sacrifícios; mas ao Senhor, que vos fez subir da terra do Egito com grande poder e com braço estendido, a ele temereis e a ele vos prostrareis, e a ele oferecereis sacrifícios.
Os estatutos e os juízos, a lei e o mandamento que ele vos escreveu, tereis cuidado de os observar todos os dias; não temereis a outros deuses.
Da aliança que fiz convosco não vos esquecereis; nem temereis a outros deuses, mas ao Senhor vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos.
Porém eles não deram ouvidos a isso, antes procederam segundo o seu antigo costume.
Assim estas nações temiam o Senhor e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos, e os filhos de seus filhos, até ao dia de hoje.
Deus ama o homem, mas não suporta o pecado e a desobediência...
Ele nos ama e quer nos proteger, guardar e livrar de todo mal, mas o homem na sua vaidade, orgulho e ambição se afasta de Deus, e sofre toda sorte de infortúnio por isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário