sábado, 28 de janeiro de 2012

Ted Perry, inspirado no Chefe Seattle - Nosso Meio Ambiente - Nosso Lar...

"[...] Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família...
Tudo o que acontece com a Terra acontece com os filhos e filhas da Terra.
O homem não tece a teia da vida; ele é apenas um fio.
Tudo o que faz à teia ele faz a si mesmo."
Ted Perry

Reflexão para que tenhamos um consumo consciente, a fim de preservar o nosso Meio Ambiente, Nosso Lar...

"Por um mundo melhor" - Tema -2009
Grupo Educacional Expoente, 1986,  - Excelência em Educação

Esse tema tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel individual e coletivo no futuro do Planeta e da Humanidade. Também irá  mostrar que os recursos naturais não são inesgotáveis e que sua preservação está interligada às nossas atitudes diárias.
Por meio de dicas e atividades, disponibilizaremos informações que possam ter alcance e utilidade no nosso dia-a-dia, mostrando a relação direta entre o consumo e a sustentabilidade do Nosso Planeta, Nosso Lar.
Tudo o que usamos e descartamos em casa, na escola, no trabalho, ou em qualquer lugar, gera algum tipo de impacto econômico, social, e ambiental.
Pequenas ações realizadas por um grande número de pessoas são capazes de promover grandes transformações.
Queremos, então, convidá-lo a participar da construção de um mundo melhor!

Missão 
Disponibilizar soluções educacionais que propiciem o desenvolvimento de cidadãos socialmente responsáveis e capazes de transformar informações em conhecimento, aproveitando talentos humanos e tecnologias avançadas para a geração de benefícios à sociedade.

O que está acontecendo com o planeta
Frequentemente nos deparamos com notícias sobre catástrofes ocorridas em várias partes do mundo. São terremotos, enchentes, furações, queimadas, ciclones, ondas de calor e vários outros fenômenos indicando que, nos últimos anos, a atividade humana tem alterado de forma intensa e irreversível a estabilidade climática e geológica do planeta. Basta uma conversa banal sobre o clima, em qualquer local do planeta, para chegarmos à conclusão de que as estações climáticas do ano, ou já não estão mais dentro do prazo, ou estão exageradamente alteradas. É a natureza enviando sinais de alerta.
Lemos sobre desmatamento, poluição, transmissão de doenças, acúmulo de detritos em lixões e assistimos, pela televisão, à fome dos outros, à caça às baleias, ao aumento dos desertos.
Causa incredulidade e indignação a acusação de estar contribuindo diretamente para a ocorrência de fatos do outro lado do planeta, enquanto, tranquila e protegidamente, dormimos em casa ou passeamos no shopping.
O fato é que os desastres ambientais que ocorrem no planeta têm relação direta com as nossas ações. Não é sua ação individual que afeta o mundo, mas a soma das ações inconsequentes dos bilhões de pessoas que vivem nele. No entanto, é possível transformar uma má ação ou ação nenhuma em uma boa ação.
O fundamental é que pesquisadores, leitores, estudantes e todos os que buscam com responsabilidade a preservação do planeta partilhem o conhecimento e, como numa ação entre amigos, envolvam os bilhões de pessoas da Terra e experimentem a força  de um bom exemplo.
É possível mudar. Contribua.
(www.escolainterativa.com.br)

Sugestão de meu Filho Luciano
Jan/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário