Os Benefícios à Saúde
Levando em consideração a composição nutricional de seu fruto, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas.
As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua, se encontram em quantidades consideráveis os seguintes minerais: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo.
As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C.
Alguns nutrientes especiais encontrados em sua composição, bem como algumas das suas funções.
1) Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;
2) Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;
3) Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo protéico e de carboidratos;
4) Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;
5) Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras;
6) Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos;
7) Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.
Ela destaca-se ainda por apresentar:
* uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais;
* uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal;
* além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.
* Fibras insolúveis - Presentes principalmente na berinjela crua, "elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome", esclarece a nutricionista Claudete Nyarady. Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.
- Fibras solúveis - São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. "A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la," afirma a nutricionista Daniella Barbosa.
A água de berinjela
Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite. As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso!
Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! "Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja e beba o suco durante o dia, à vontade", diz a nutricionista Carla Pedroso.
Farinha de berinjela
Pode até parecer mais um daqueles produtos milagrosos, mas este já foi provado cientificamente que realmente pode dobrar os bons resultados de uma dieta balanceada e de baixas calorias.
De acordo com a coordenadora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro,a nutricionista Glorimar Rosa, a Farinha de berinjela enxuga a barriguinha e ajuda a eliminar as gordurinhas extras.
Fonte de fibras, aumenta a sensação de saciedade e, portanto, é uma boa ‘aliada’ para ajudar a perder peso. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal.
Faça a mistura em casa
Preparo
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.
- Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.
Melhor uso: duas colheres de sopa ao dia, preferencialmente durante as refeições. Pode ser usada como alternativa à farinha de trigo no preparo de pães e massas, ou ainda, uma colher de sopa acrescentada a 200 ml de sucos, água ou vitaminas.
Compra e armazenamento
Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.
As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas.
Fontes: Minha Vida/mdemulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário