terça-feira, 10 de setembro de 2013

Orientações sobre à profissão de Segurança do trabalho III


PROJETO PROFISSIONAL DO CURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA / PLANO DE AÇÃO

Esta auditoria tem como objetivo obter e avaliar, evidências que determinem se o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional da Unidade Sorocaba estão em conformidade com as disposições planejadas para a gestão de segurança e saúde, inclusive, os requisitos da Norma OHSAS 18001-2007.
O escopo da auditoria está baseado na identificação dos perigos, avaliação e gestão dos riscos ocupacionais que foram elencados pela Unidade, apresentados para condições normais, anormais e emergenciais.
Esta auditoria tem como objetivo obter e avaliar, evidências que determinem se o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional da Unidade Sorocaba estão em conformidade com as disposições planejadas para a gestão de segurança e saúde, inclusive, os requisitos da Norma OHSAS 18001, ISO 9001.
O escopo da auditoria está baseado na identificação dos perigos, avaliação e gestão dos riscos ocupacionais que foram elencados pela Unidade, apresentados para condições normais, anormais e emergenciais.
Iniciou-se a auditoria com uma reunião de apresentação, esclarecendo os objetivos da mesma e qual seria o plano de trabalho, o qual foi concordado por todos os presentes.
A seguir promoveu-se uma visita técnica detalhada às instalações da Unidade, acompanhada pelos responsáveis de cada área, com ênfase na identificação dos perigos, avaliação e gestão dos riscos ocupacionais bem como o nível de conhecimento da política de Gestão, Procedimentos de Segurança nas atividades e compatibilidade entre práticas de segurança e as atividades desenvolvidas.
As informações obtidas e relatadas foram através de entrevistas nos locais de trabalho com a participação amostra de Contratados / Terceiros e Funcionários da empresa de distintos setores.
Encerrou-se com a realização de reunião de fechamento, apresentando a lista de ocorrências, que foram discutidas e aceitas pela empresa.
Todas as considerações aqui feitas refletem a opinião dos auditores, e em consenso, a Unidade compromete-se a adotá-las.
Solicitamos a elaboração de um “Plano de ações”, onde a Unidade determinará os responsáveis e prazos para o atendimento de cada ocorrência. Tal plano de ações deverá ser revisado periodicamente, por ocasião das reuniões, podendo ser verificado, a qualquer tempo, pelos auditores.

Concluímos que o relatório de auditoria e o plano de ação são pontos que tem que ser aplicado na empresa, pois assim possibilita a emissão do competente certificado de auditoria a partir das constatações levantadas pela equipe, que são detalhadamente corrigidas através do plano de ação.

Técnica de Segurança do Trabalho: Viviane Furquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário