quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Rute 1 - 4 ( um romance verdadeiro, e simplesmente maravilhoso )

Rute 1

Noemi e Rute
Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome duma Orfa, e o nome da outra Rute; e Ficaram ali quase dez anos.
Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus filhos e de seu marido.
Então se dispôs ela com as suas noras, e voltou da terra de Moabe, porquanto nesta ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usaste com os que morreram, e comigo.
O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em sua casa de seu marido.
E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz, e lhe disseram:  Não, iremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas, por que ireis comigo?
Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não filhas minhas, porque por vossa causa a mim me amarga o ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão.
Então de novo choraram em voz alta; Orfa com um beijo se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de insistir com ela.
Então ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi, chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso.
Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim, e o Todo-poderoso me tem afligido?
Assim voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega das cevadas.

Rute 2 
Rute vai rebuscar espigas
Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz.
Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha.
Ela se foi, chegou ao campo, e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.
Eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja conosco. Responderam-lhes eles: O Senhor te abençoe.
Depois perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça?
Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe.
Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após dos segadores. Assim ela veio, desde pela manhã está aqui até agora, menos um pouco que esteve na choça.

Boaz fala a Rute benignamente
Então disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher a outro campo, nem tão pouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas.
Estarás atenta ao campo que segarem, e irás após delas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem?
Quando tiveres sede, vai às vasilhas, e bebe do que os servos tiraram.
Então ela, inclinou-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira?
Respondeu Boaz, e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nascestes, e vieste para um povo que dantes não conhecias.
O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.
Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas.
À  hora de comer Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e come do pão, e molha no vinho o teu bocado.
Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu grãos tostados; ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.
Levantando-se ela, para rebuscar, Boaz deu ordem aos seus servos, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
Tirai também dos molhos algumas espigas, e deixai-as, para que as apanhe, e não a repreendais.
Esteve ela apanhando naquele campo até a tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada.
Tomou-o, e veio a cidade, e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se, tirou e deu a sua sogra.
Então lhe disse a sogra: Onde colheste hoje? Onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente!
E Rute contou a sua sogra onde havia trabalhado, e disse:
O nome do senhor, em cujo campo trabalhei, é Boaz.
Então Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos.
Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é o nosso parente chegado, é um dentre os nossos resgatadores.
Continuou Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os meus servos ficarás, até que acabem toda a sega que tenho.
Disse Noemi a sua nora, Rute: Bom será, filha minha, que saias com as servas dele, para que noutro campo não te molestem.
Assim passou ela à companhia das servas de Boaz, para colher até que a sega de cevada e de trigo se acabou; e ficou com sua sogra.
 
Rute 3 
Rute e Boaz na eira
Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz?
Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira.
Banha-te, unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
Quando ele repousar notarás o lugar em que se deita; então chegarás, e lhes descobrirás os pés, e se deitarás; ele te dirá o que deves fazer.
Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres, farei.

Boaz promete a Rute casar com ela 
Então foi para a eira, e fez conforme tudo quanto sua sogra lhe havia ordenado.
Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já de coração um tanto alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então chegou  ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.
Sucedeu que, pela meia noite, assustando-se, sentou-se; e eis que uma mulher estava deitada a seus pés.
Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador.
Disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste a tua última benevolência que a primeira, pois não foste após jovens, quer pobres quer ricos.
Agora, pois, minha filha, não tenhas receios; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
Ora é muito verdade que eu sou resgatador, mas ainda outro resgatador há, mais chegado do que eu.
 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã se ele te quiser resgatar, bem está, que te resgate; porém, senão lhe apraz resgatar-te, eu o farei, tão certo como vive o Senhor; deita-te aqui até amanhã.
Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã, e levantou-se antes que pudessem conhecer um ao outro; porque ele disse: Não se saiba que veio mulher à eira.
Disse mais: Dá-me o manto que tens sobre ti, e segura-o. Ela o segurou, ele o encheu com seis medidas de cevada, e lho pôs às costas; então entrou ela na cidade.
Em chegando à casa de sua sogra, esta lhe disse: Como lhe passaram as cousas, filha minha?
Ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera.
E disse ainda: Estas seis medidas de cevada ele mas deu, e me disse: Não voltes para a tua sogra sem nada.
Então lhe disse Noemi: Espera, minha filha, até que saibas em que darão as cousas, porque aquele homem não descansará enquanto não se resolver este caso ainda hoje.

Rute 4
Boaz casa com Rute

Boaz subiu à porta da cidade, e assentou-se ali.
Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então lhe disse: Ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou, e se assentou.
Então Boaz tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.
Disse ao resgatador: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, a tem para venda.
Resolvi, pois, informar-te disso, e dizer-te: Compra-a na presença destes que estão sentados aqui, e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a, se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgates, e eu depois de ti.
Respondeu ele: Eu a resgatarei.
Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele.
Então disse o resgatador: Para mim não a poderei resgatar, para que não prejudique a minha: redime tu o que me cumpria resgatar, porque eu não poderei fazê-lo.
Este era outrora o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio, tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel.
Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado.
Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom; e também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos, e da porta da sua cidade; disto sois hoje testemunhas.
Todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e tu, Boaz, há-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.
Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá, pela prole que o Senhor te der desta jovem.

Rute dá à luz Obede
Assim tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher, coabitou com ela, e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.
Então as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou hoje de te dar resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
Ele será restaurador da tua vida, e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.
As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede.
Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
São estas, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Hezrom, Hezrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe, Aminadabe gerou Naassom, Naassom gerou a Salmom, Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede, Obede gerou Jessé, Jessé gerou a Davi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário