sábado, 12 de março de 2016

Alzheimer, uma doença que provoca a dependência total

Esta doença o Alzheimer é uma enfermidade de característica neuro-degenerativa que provoca a dependência total de seu portador, devido o declínio das funções intelectuais, que com o avanço da enfermidade reduz as capacidades laborais e sociais, pois interfere nas respostas à realidade vívida, isto é, interfere na memória, no comportamento e na personalidade  da pessoa portadora da doença.
Como perceber o quadro de sintomas dessa doença?
No início a pessoa começa a perder a memória mais recente, fica esquecida e começa a falar sobre as experiências do passado como clareza e com o avanço do quadro provoca afeta as atividades de seu dia a dia, atrapalhando seu cotidiano, afeta a parte cognitiva ou seja, o aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.
Com o avanço da doença a pessoa fica mais debilitada e incapaz de realizar as tarefas do dia a dia, e até de seus cuidados pessoais.
Devido a redução da capacidade e de discernimento a pessoa não consegue entender as consequências de seus atos, gerando portanto, problemas para si mesmo.
Desta forma a lei considera a pessoa portadora de Alzheimer incapaz, já que ela não tem discernimento de si e de seus atos, devido o declínio lógico e lapsos de memória.
A lei permite a interdição dessas pessoas como medida de proteção e preservação da pessoa portadora da doença, para evitar que elas sejam vítimas de pessoas com más intenções, que venham a lesar, explorar, extorquir , causando diversos prejuízos  de ordem moral e patrimonial.
A interdição do paciente declarará que o mesmo não poderá responder por si e por seus atos ou práticas, necessitando portanto de um cuidador e curador que cuide e responda por ela.
Essa interdição é feita por processo judicial, pela atuação de um advogado, mediante um diagnóstico médico que ateste o laudo com o esclarecimento sobre a capacidade  ou incapacidade de discernimento da pessoa a ser representada.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário