domingo, 20 de março de 2016

As atribuições da/o Assistente Social



A profissão de Assistente Social objetiva garantir o acesso as políticas públicas, facilitar o acesso aos direitos sociais para todos que deles necessitem.
O Conjunto CFESS-CRESS – Brasília (DF) 2013, é composto pelo Conselho Federal de Serviço Social, e por 25 Conselhos Regionais de Serviço Social e pelas duas Seccionais de Base Estadual. Atualmente constam no mercado de trabalho nas diversas áreas de ações, segundo as últimas informações obtidas aproximadamente 95 mil assistentes sociais inscritos e ativos.
As áreas de maior concentração destes profissionais estão na área da Saúde e da Assistência Social, sendo que o mercado de trabalho também abre espaço para os campos sóciojurídico, empresas, organizações não governamentais e movimentos sociais.

A Assistência Social dentro de suas competências tem as devidas atribuições, segundo a Resolução do CNAS nº 109/2009 e a  Tipificação Nacional dos Serviços Socioassitenciais:
Trabalho Social essencial ao serviço: Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; 8 [Documento base – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais] grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; Informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; promoção do acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; articulação da rede socioassistencial; articulação com os serviços setoriais; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; articulação com profissionais de serviços setoriais, movimentos sociais, universidades e outras instâncias; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa; avaliação ao BPC (www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/folder...)
Nosso objetivo é a promoção do indivíduo e de sua família, é o empoderamento do cidadão, em que se resume essas expressões:
-" Desde que o mundo é mundo o "HOMEM" busca por uma vida melhor, mais conforto, mais realizações, mais aquisições, enfim por seu próprio Bem - Estar e de sua família também é claro, pois bem, nessa linha de raciocínio de Bem-Estar, como conseguir esse estágio na vida?
Somente através do TRABALHO.
É no Trabalho que o Homem se dignifica, se realiza, conquista seus sonhos...
E como conseguir essas vitórias nesse mercado de trabalho tão excludente, exigente, devorador de homens, de sonhos...
Somente através de uma especialização profissional, uma capacitação profissional, ESTUDANDO, estudando sem cessar, se aprimorando para atender ao chamado do mercado de trabalho.
Como conseguir esse triunfo sem dinheiro para bancar as despesas de um estudo e conquistar o tão sonhado diploma, uma graduação que lhe abra espaço ao sol...
Atualmente temos a política pública que favorecem essa empreitada, Bolsas de Estudos, e diversos programas do governo que facilitam o ingresso dos jovens em faculdades gratuitas ou particulares.

O Homem é um ser social, vive em grupos, portanto, necessita sentir-se parte de um grupo- sentimento de pertencimento, necessita sentir-se participante deste grupo - participação social, necessita suprir suas necessidades básicas: viver com saúde, liberdade, respeito, segurança, bem alimentado, ter um local de moradia, saneamento básico, e outras necessidades fundamentais que devem ser garantidas por um governo que lhes prestem essas necessidades com seriedade, responsabilidade. Esse é o papel de um sistema de governo igualitário, equânimes para que se reduza a desigualdades sociais existentes em nosso mundo.

A sociedade progrediu bastante quanto aos direitos fundamentais, políticos e sociais, mas ainda temos muito que melhorar no sentido "Humano" - o respeito à VIDA... 

2 comentários:

  1. Admirável,ser inigualável você unica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marilda, você que é especial...saudds de vc, venha nos visitar.bjs

      Excluir