Personagens que apresentam Transtorno de Personalidade Antissocial
Segundo alguns dos estudiosos dessa área, define-se uma pessoa como Sociopata ou Psicopata, quando apresenta esses comportamentos anormais para o ser social:
Sociopata
Personalidade provocada por distúrbios gerados em nível social adversos, isto é causado por traumas da infância, maus tratos, ambiente social hostil, seja baixo nível sócio econômico e pais violentos, etc...
É personagem egocêntrica, fria, que não se importa com os sentimentos das pessoas ao seu redor, ou no seu convívio, ele só pensa em seu próprio benefício, não se importa com as regras e obrigações sociais.
É um ator, suas emoções são superficiais, é falso, teatral sua postura, impulsivo, tolerância baixa para enfrentar aos problemas da vida, geralmente agressivo, irresponsável, nenhuma empatia com os outros.
Não sente remorso ou culpa, seu nível de consciência é nulo, não se arrepende do que faz, sempre acha uma razão em si mesmo para executar o que faz, são cínicas, trapaceiras, mentirosas, traiçoeiras, manipuladoras, não mantém relacionamentos leal, nem duradouros, pois, mentem compulsivamente e acreditam na própria mentira, roubam, abusam, até dos familiares e parentes, colocando em risco todas as pessoas de seu convívio.
Eles não conseguem se arrepender, nem mesmo com punições, são incapazes de se corrigirem, são incapazes de modificar as próprias atitudes, possuem má índole, personalidade perversa, sabem muito bem fingir, disfarçar, convencendo as pessoas de maneira que continua a enganá-las tirando vantagens de sua atuação.
Seu perfil se apresenta como uma pessoa amável, simpática, inteligente, convincente, e desta forma conquista o espaço onde está, assim como as pessoas que aos poucos vão sendo manipuladas por eles.
Personalidade maligna, perversa, completamente desprovida de senso de responsabilidade ou amor ao próximo.
O Sociopata apresenta aversão ao convívio social, e tem prazer em transgredir as regras sociais.
Psicopata
Esses personagens apresentam distúrbios funcionais, isto é fatores biológicos, genéticos e sócio econômicos ou socioambiental, eles apresentam uma personalidade sedutora, cativante, se sentem superiores a todas as pessoas, e portanto acreditam que jamais serão descobertos em suas façanhas, não respeitam ninguém, nenhuma lei ou regra, despreza qualquer tipo de norma, sentem prazer em burlar a lei, em quebrar as regras, é dissimulado, teatral, ilude as pessoas, usa, abusa, manipula, não se inibe com punições ou castigos, continua seu jogo de manipulação, não teme os resultados de suas atitudes.
Eles não se comovem com sentimentos de amor, carinho, ou qualquer atitude positiva, assim como não se comovem com qualquer atitude negativa de repulsa ou castigos, não faz diferença para ele isso não o leva a modificar seus propósitos, não se importa com os sentimentos dos outros, e se diverte em manipular as pessoas ao seu redor, mentem, dissimulam, atua teatralmente, é sádico, perverso, enxerga as pessoas como objetos de desejo, de manipulação.
Sua falta de sentimentos, torna-o um ser perigoso, quando se trata de perversão sexual, pois sente prazer em torturar, ou matar, pelo prazer sádico ou pura maldade, de sentir sua vítima em total poder, ou julgo.
O Psicopata não tem aversão ao convívio social, pelo contrário ele se coloca em um grupo e tira a maior vantagem que puder para seu deleite, e tem prazer em transgredir todas as regras sem medo dos resultados.
www.yahoo.com
www.wikipédia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário