quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GRANDES FILÓSOFOS CONTEMPORÂNEOS


Publicado por Redação em 04/10/2010 às 19h43
Filosofia não é feita só de Grécia Antiga ou de pensadores que viveram séculos atrás. Conheça quatro nomes contemporâneos que também fizeram muito pela ciência das ideias
Texto • Geisa D'avo
Platão, Aristóteles, Rousseau, Maquiavel... Estamos acostumados a associar "filosofia" a nomes de pensadores famosos que viveram séculos (ou até milênios) atrás. Ok, muitos deles foram geniais e merecem nossa lembrança, mas eles não são os únicos. A filosofia lá dos tempos de Sócrates segue muito bem representada nas obras de pensadores contemporâneos. Embora estejamos mais familiarizados com os pensadores clássicos, na contemporaneidade também existem importantes filósofos, mesmo que menos “famosos”.
“Nos dias de hoje, as pessoas veem o conhecimento pelos olhos da economia. Embora a reflexão filosófica sempre tenha existido como atividade gratuita, atualmente acredita-se que ela não tenha utilidade, porque, em tese, não produz nada de consistente. Não é como o engenheiro, que produz obras palpáveis”, diz o filósofo Carlos Mateus, professor da PUC-SP, que ministra cursos de filosofia na Casa do Saber, em São Paulo. Mesmo assim, os pensadores modernos seguem produzindo um corpo teórico consistente, muitas vezes tão importante para a boa compreensão da filosofia quanto os textos dos grandes nomes da Grécia Antiga.
Conheça, a seguir, quatro dos mais importantes filósofos dos últimos séculos, descubra um pouco sobre suas ideias e anote as sugestões de leitura que não podem faltar na biblioteca de qualquer um que esteja se aprofundando na filosofia, selecionadas para uma melhor compreensão dessas mentes ilustres.

www.triada.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário