terça-feira, 13 de março de 2012

Milho Preto - 50% mais rico em qualidade protéica

Milho Assum Preto ajuda pequeno produtor do Nordeste (25/11/2004)
Ações do documento
Uma variedade de milho que resiste à seca e foi desenvolvida especialmente para o semi-árido nordestino, onde as chuvas são irregulares e os pequenos produtores utilizam este grão para a alimentação da família e como ração para animais, é um dos produtos que o Ministério da Agricultura e do Abastecimento apresenta por ocasião do 28º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, no dia 26 de abril.

Trata-se da variedade BRS Assum Preto, de ciclo superprecoce, desenvolvida por uma parceria entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, Sergipe) e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG). Uma das características da nova planta é que pode ser colhida em 100 dias. O grão é do tipo semi-duro, tem cor amarelo-alaranjada e empalhamento resistente. Sua produtividade média por hectare pode chegar a 3,5 mil quilos.

O milho Assum preto é de alta qualidade protéica, sendo 50% mais rico em aminoácidos essenciais ao organismo humano do que os milhos comuns. Por suas características nutricionais pode trazer benefícios sociais, se usado na merenda escolar e em programas assistenciais.

Jornalista Sandra Zambudio - MTb 939/81/PR
zambudio@sede.embrapa.br
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (61) 448-4012
www.embrapa.br
 
Tema: Embrapa\Eventos



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Porque não é divulgado, eu fiquei sabendo quando visitei por engano uma fazenda no norte de MG e um produtor falou comigo que saiu umas espigas estranhas no milharal dele, só aí fui pesquisar e caí aqui.

      Excluir
  2. Incrível. Vim do nordeste, viajei em várias partes por lá e nunca vi ou ouvi falar. Principalmente em merenda escolar. Talvez seja um projeto no papel, assim como vários outros.

    ResponderExcluir