terça-feira, 8 de novembro de 2011

Entrevista com a Assistente Social Elaine Lauriano

Porque você escolheu essa profissão?
Em primeiro lugar, eu me identifiquei com a profissão, porque eu gosto de trabalhar com o ser humano. E nas relações sociais e profissionais  procuro interagir  com o  próximo tratando-o de forma como eu gostaria de ser tratada. 
E também acredito que nas relações pessoais e interpessoais há uma troca de conhecimentos e vivências,  que nos faz crescer enquanto pessoa.

Quanto tempo  você atua nesta área?
Na área do Serviço Social eu trabalhei 08 anos, primeiramente no atendimento social como Assistente Administrativa,  auxiliando a Assistente Social. 
Essa convivência me ajudou na escolha e decisão por essa área,  me cativou a forma como esse trabalho era realizado, me encantou o exemplo da profissional, minha gestora na época, como ela abordava e atendia as pessoas que buscavam os seus serviços.  Ela realizava seu trabalho de forma à atende-las enquanto sujeitos portadores de direitos, e não tratando-as mecanicamente ou  formalmente, e sempre  tratando a todos com equidade.
E atualmente estou trabalhando como Assistente Social há 03 anos numa Unidade Hospitalar.

O que você realiza nesta área profissional?
Trabalho dentro da equipe multiprofissional no atendimento a pacientes crônicos (Hemodiálise, Quimioterapia e Transplantes)  num hospital, fazendo acompanhamento dos mesmos,  desde o início do tratamento.
Neste atendimento realizo primeiramente o acolhimento ao paciente e familiares, orientando-os quanto aos seus direitos sociais e previdenciários,  orientando também sobre as regras da instituição e rotinas do tratamento.
E durante o tratamento realizo visitas periódicas aos pacientes nos setores ambulatoriais dentro do Hospital.  
Participo na agilização dos  processos de autorização de exames e procedimentos.
Realizo a avaliação sócio econômica, atuo em conjunto com os profissionais de psicologia nos casos de conflitos familiares e não adesão ao tratamento.
Trabalho  na mediação entre paciente/instituição e paciente/equipe. 
Realizo também visitas domiciliares aos pacientes com o intuito de fornecer  orientações necessárias de acordo com o seu tratamento.
Em  casos necessários realizo encaminhamentos dos pacientes aos recursos externos e da comunidade.

Você se realiza  nesta profissão?
Me sinto realizada, quando observo que minha missão foi cumprida e recebo como retorno um sorriso, um muito obrigado. Também ao perceber que meus serviços colaboraram com a recuperação e conforto dos pacientes, ao  conseguir amenizar  os traumas e sofrimentos causados pela enfermidade.
E quando observo a elevação da auto estima dos pacientes diante do meu desempenho profissional. 

Qual é o seu objetivo neste Trabalho?
Atender as pessoas tratando-as como um ser humano digno de respeito, levando em consideração sua vivência, seus sonhos, respeitando os seus limites, seus traumas e suas crenças. 
Atendendo-as de forma humanizada e com empatia, desempenhando  o trabalho de mediador e facilitador, buscando amenizar as tensões geradas pela enfermidade.


Uma mensagem para os Leitores

" Se você quer ir rápido, vá sozinho. Mas se você quer ir longe, leve um amigo junto" (Autor Desconhecido).

As pessoas estão se esquecendo de serem mais "humanas" em seu relacionamento com o próximo,  não podemos nos esquecer que nossa jornada aqui na terra é curta, e esse próximo pode vir a agregar valores à nossa vida. 
Acredito que as pessoas que entram em nossas vidas, fazem parte de um propósito de Deus, portanto devemos valorizar essa interação,  pois  amanhã ela poderá não estar mais presente...
Lembrando-nos de que o mandamento divino é "Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário