domingo, 13 de novembro de 2011

O Amor, o Casamento e a sexualidade na concepção da Palavra Sagrada

O Amor

No sentido geral da palavra, o sentimento do Amor, em todas as suas faces:
I Coríntios 13
O amor é dom supremo
E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensorbebece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência passará; porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos.
Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando  cheguei a ser homem, desisti das cousas próprias de menino.
Porque agora vemos como em espelho, obscuramente, então veremos face a face; agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor.


 Como diz na Palavra Sagrada se não houver amor em tudo o que fizermos de nada vale, se torna vazio, frio, sem resultado, positivo, mas quando fazemos alguma coisa com amor por simples que seja se torna doce, meigo aquele gesto, e o resultado é positivo.
O amor traz alegria para a alma, para o coração, produz satisfação, bem-estar, você se sente vivo de verdade, parte de um todo, de um organismo, sente a presença de Deus em seu viver.
Tipos de amor
Amor a Deus
Amor próprio
Amor aos pais
Amor aos irmãos(fraternal)
Amor ao Companheiro/a (Casal)
Amor aos filhos (maternal/paternal)

Romanos 13:9- 10
...Amarás a teu próximo como a ti mesmo.
O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O propósito de Deus para o homem e para a humanidade...
Deus criou o Homem e a mulher com a finalidade de que eles se amassem e multiplicassem, enchendo a terra, e vivessem alegres, felizes em comunhão com Ele, Deus Criador de todas as coisas.
Gênesis 1:26 - 28
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela  terra.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; domine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasterja pela terra.


A mulher o Senhor criou para ser ajudadora, companheira do homem, procriadora de sua espécie, o dom da maternidade, sendo uma missão de honra, que realiza com alegria e muito prazer.
Gênesis 2:18 - 21 - 24
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea...
Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe.
E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne de minha carne; chamar-se á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

E com isso...Nosso Deus deseja que a sua criação o glorificasse, honrasse ao seu nome, vivendo agradecidos pelo presente da vida, pela harmonia, pela saúde de seus corpos, pela prosperidade, em seus lares, pela vida de seus filhos, seus rebentos, pela fartura que Deus lhe concedia todos os dias, pela liberdade de expressão, pelo  seu livre arbítrio.
Deus nos criou, nos deu de tudo para nos satisfazer, cuida de nós com carinho com amor. Nos concedeu livre arbítrio, liberdade completa de escolha, e tudo o que Ele pede é que o amemos de sincero coração, que o sirvamos com alegria.

O que é servir a Deus?
É escolher viver separados para Ele, em comunhão com Ele, através de nosso viver.
Viver nosso cotidiano lembrando-se Dele, o tempo todo, glorificando-o, exaltando-o, lembrando-se de suas benevolência para conosco, procurando fazer somente o que lhe agrada, obedecendo suas instruções de bem viver, fugindo do mal e até da aparência do mal, isto é cuidando do próprio corpo, da família, de seus pertences com zelo, com amor, com carinho.
Mantendo um relacionamento puro com Deus, você fará tudo na guia de Deus, terá segurança de que está agradando ao Senhor, e terá sucesso em todas as áreas de tua vida.
Cumprindo desta forma os planos divinos, você obterá sucesso, alegria, saúde, equilíbrio emocional, pois sabe que está amparado por teu Criador, Sustentador, terá tranquilidade, não temerá a nada, nem a ninguém.

Quais são os conselhos do Senhor quanto ao Casamento?
No livro de Cantares o salmista descreve a beleza e santidade do relaciomento entre o marido e a esposa, que agrada ao Nosso Criador, e Sustentador.

I Coríntios 7:2 -6 - 9
Mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa e cada uma o seu marido.  
O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente a esposa ao seu marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e , sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobe o seu próprio corpo, e , sim, a mulher.
Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.
E isto vos digo como concessão e não por mandamento.
Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.

O casamento foi insituido com finalidade de preservar a família, que tem como função gerar filhos, protegê-los, educá-los na ordem e disciplina religiosa, e com os parâmetros sociais, afim de torná-los cidadãos, homens e mulheres de bem, que sejam produtivos e abençoados na terra, prosseguindo a missão instituída por Deus à humanidade.

Sobre a sexualidade
Como foi citado acima o Senhor nos deu livre arbítrio, Deus não interfere nas nossas decisões, atos, não interfere em nossas vidas e como viveremos, mas Ele conhecendo o homem e suas fraquezas, e paixões, tem nos aconselhado, para que tenhamos uma vida regrada, feliz, equilibrada, cônscia e  saudável.
O mundo hoje em dia oferece de tudo o que se possa imaginar, mas devemos optar somente pelo bem, pelo saudável, tudo que seja do agrado de Deus, isso nos fará feliz, e realizado completamente, pois devemos nos lembrar que aquilo que alegra somente a carne muitas vezes traz danos espirituais gravíssimos, e nos afasta de Nosso Senhor.

I Coríntios 10: 23 
Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
Ninguém busque o seu próprio interesse; e sim, o do outrem. 

O Senhor nos ama, só quer nosso bem-estar físico, mental e espiritual, hoje e sempre as palavras de Deus não passam, não deixam de ter valor, porque a natureza do homem é a mesma, as paixões são as mesmas, Nosso Deus é o mesmo, não muda, não mudará...
A ciência, o progresso, a tecnologia está avançando a cada segundo, mas nossa natureza essa é a mesma...Portanto Deus nos aconselha:

Romanos 12:1-2
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


I Coríntios 6:12-15-17-18-19-20
A sensualidade é condenada
Todas as cousas me são lícitas, mas nem todas as convêm.Todas as cousas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente não.
Mas aquele que se une ao senhor é um espírito com Ele.
Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer, é fora do copo, mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.
Acaso não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Citaremos alguns livros e capítulos com mais informações do que desagrada a Deus:
Levíticos 18
Levíticos 19
Provérbios 5
Provérbios 6
Provérbios 7
Provérbios 8:13 -18


Mensagem aos Leitores
Os pais deverão falar com seus filhos adolescentes abertamente sobre a sexualidade, as prevenções, os cuidados, o respeito consigo mesmo, com o outro, cuidados com a higiene e a saúde.
Não tem como evitar o mundo está aí jogando em nossos rostos todos os tipos de sensualidades possíveis, e cabe aos pais educarem seus filhos nessa parte também.
Falar abertamente sobre o desenvolvimento do corpo, os efeitos dos hormônios, que é tudo natural e lindo, o que é o sexo, o que é o ato sexual, que é um presente de Deus dado para o homem e para a mulher que se amam e desejam viverem juntos, partilharem de seus corpos e de suas vida,  como ocorre a gravidez, acompanhar os seus filhos no médico para adquirir maiores infomações, os cuidados, e a prevenção.
Afirmar que o casamento e a sexualidade é natural, lindo, e é santo, pois é  plano de Deus, para a preservação da humanidade.
Explicar que a gravidez é um ato maravilhoso onde gerará uma nova vida, que a responsabilidade por essa nova vida é um fato extraordinário, lindo e santo, esse poder de dar a luz a um novo ser...que deverá ser gerado com muita responsabilidade, amor, carinho e expectativa, deverá ser gerado com muita alegria, dedicação  e recebendo as bençãos de Deus, dos pais, avós, enfim de todos os familiares...

Salmo 128
Temor de Deus e  felicidade no lar
Bem - aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Tua esposa no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, à roda de tua mesa.
Eis como serás abençoado o homem que teme ao Senhor!
O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a posperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos.
Paz sobre Israel!



Referência
Bíblia: Palavra sagrada


Elisabete Lauriano
Votorantim/ SP
2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário