segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Reflexão com a Profª Angela Maria Correia Viana Lauriano

Conversando com os Pais e os Adolescentes


Primeiramente os pais devem encucar a fé na mente e no coração dos seus filhos, na certeza dos benefícios que este ato promoverá na vida deles.

Sempre colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas...

Saber que o foco principal dentro do relacionamento familiar, e da comunidade é a confiança, que se conquistará e estabilizará no relacionamento entre o adulto e o adolescente.
O diálogo deve ser constante...os pais avaliarão cada situação juntamente com seus filhos...sobre todos os assuntos que sejam de interesses dos mesmos...
Desta forma promoverá uma confiança entre os pais e os seus filhos, conscientizando-os de que tudo leva a produzir maior nível de confiança, segurança e bem -estar.

Os pais deverão estar em pleno acordo um com o outro e tomarem as decisões juntos em tudo...

Que NÃO haja segredo entre os membros da família, a fim de que não se quebre os laços de confianças já instalados. Que não haja omissões da parte de um dos pais nas decisões a serem tomadas,  que não haja omissão da parte dos filhos também por nenhum motivo, pois a unidade, a comunhão promove segurança, a valorização do ser humano, aumenta a auto estima da pessoa, como membro e parte de uma família, ou grupo familiar. 

Portanto os questionamentos básicos deverão ser rotina entre pais/filhos, por exemplo a informação de tudo o que se pretendem fazer no seu cotidiano, informações essenciais que geram maiores confianças e seguranças, ou seja os pais/filhos devem saber de seus membros: Onde está? Com quem está? Quanto tempo ficará? O que está fazendo? Para quê? Qual objetivo? Como?


Saber Tudo o que se relacione com a rotina de cada um.


Esse procedimento familiar gera segurança, equilíbrio, inspira afetividade, cuidados mútuos.
                             "Quem ama cuida"


Esse exercício de união familiar colabora com a saúde emocional, equilíbrio emocional, físico, mental, psicológico, e espiritual.
Obtendo desta forma um ser social, equilibrado, produzindo um ambiente saudável e satisfatório, onde cada um tem prazer de Ser - Estar, naquele meio...
A interação entre os pais/filhos promove um melhor desenvolvimento à criança, ao adolescente, pois um adolescente bem orientado, bem direcionado é seguro de si, e obtêm uma bagagem que o ajudará a enfrentar a vida, e com mais facilidade vencerá os obstáculos que possam surgir durante essa jornada.
Estes jovens terão melhores condições de escalarem suas vidas pessoais e profissionais com segurança, melhor auto-estima, melhor auto-imagem,  terão mais firmezas, em suas decisões, transformando-se em futuros adultos mais maduros, seguros, prontos para darem o melhor de si à suas famílias, às comunidades, e às suas vidas  profissionais. 

Um comentário: