sábado, 12 de novembro de 2011

Porque ocorre os bloqueios na Aprendizagem?

Quando percebemos que a criança está apresentado dificuldades na aprendizagem?

Ao observar reações adversas na criança na hora do ensino/aprendizagem, nos deparamos com gestos de agressividades, repulsas, recusas para a realização das tarefas escolares.
A criança só enxerga seus fracassos e frustrações, se aborrece porque não consegue acompanhar seus amiguinhos, sente-se humilhado e constrangido.
"Sua auto-estima está minada"

Existem várias Teorias sobre a Educação, uma delas é a de Piaget, que tem inúmeros estudos sobre o processo do pensamento, inteligência e desenvolvimento intelectual da criança.
Também em Vygotski (1991), compreendem a aprendizagem como a ação do indivíduo dentro do seu meio.

Piaget, define que o pensamento é construído na interação da criança com os objetos, a ação/aprendizagem.
Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget - a criança conhece o objeto, explora-o, assimila-o aos seus próprios esquemas, durante o seu desenvolvimento a criança passa a reorganizar e reconstruir esses esquemas, combinando-os, diferenciando-os, diversificando-os.

A aprendizagem
Ocorre no desenvolvimento intelectual as seguintes fases segundo Piaget:
  • Assimilação- É o mecanismo de incorporação das particularidades, ou seja o conhecimento e reconhecimento dos objetos;
  • Acomodação- É o mecanismo complementar, onde os esquemas, ou estruturas do indivíduo se ajustam as particularidades do objeto;
  • Equilibração - É o processo geral, onde o indivíduo compreende as dificuldades encontradas, as resistências do objeto para ser assimilado, ou seja aprende como manusear, utilizar o objeto.
O constante aprender é um processo natural, que ocorre o tempo todo na vida do ser humano, pois sua sobrevivência depende disso.
É prazeroso, edificante, tanto à criança, quanto para os adultos o ato de estar aprendendo, promove bem estar, melhora a auto estima.

As dificuldades de aprendizagem, dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e escrita, dificuldade de raciocínio, são sinais de que a criança está em conflitos, sabemos que o afetivo(emocional), e o cognitivo(racional) estão interligados, e a criança que está em conflitos encontrará dificuldades na aprendizagem.

Fatores que inibem o processo de aprendizagem podem ser de ordem neurológicas, psiquiátricas e psicológicas:
  • dificuldades afetivas (familiares);
  • da própria criança (neurológicas e psicológicas);
  • da escola (métodos inadequados de ensino, para que a aprendizagem ocorra por parte da criança, pois cada um tem seu tempo e modo de aprender, damos o nome a esse processo de modalidade de ensino/aprendizagem, temos que respeitar as subjetividades);
  • problemas familiares,(ex.: como a separação dos pais);
  • sentimento de abandono pelos pais;
  • desestruturação familiar;
  • orfandade;
  • falta de interesse da família pelo desenvolvimento escolar da criança; falta de estímulo, e agravo da auto-estima, e auto-imagem;
  • carência afetiva;
  • distúrbios mentais (atrasos mentais, em relação a idade cronológica);
  • dislexia;
  • falta de concentração;
  • hiperatividade;
  • desinteresse em executar as atividades, falta de estímulos afetivos;
  • problemas físicos;
  • problemas emocionais a esclarecer.
Fatores escolares
  • a pré-escola deve estimular na criança no reconhecimento de seu corpo, do meio ambiente, conceitos de dimensões, de lateralidade, e trabalhar com a estrutura muscular responsável pela coordenação motora-fina, preparando a criança para o próximo estágio de aprendizagem escolar.
  • deve-se evitar rotulações dentro da escola, isso traumatiza a criança, provoca complexos, humilhações, estigmas para o resto de sua vida.
  • O medo de ir à escola pode estar ligado ao método de ensino, o professor deve perceber se o método de ensino é adequado a realidade de seus alunos, da escola, da comunidade, 
  • pode estar havendo conflitos entre coleguinhas, etc...
Cabe aos pais conversarem com seus filhos, ouvirem seus filhos, observarem seus filhos, quando está próximo da hora de ir a escola, para entendê-los e ajudá-los.

Segundo Marturano (1998):" as crianças expostas a ambientes familiares com recursos facilitadores de aprendizagem vão desenvolver estratégias metacognitivas que facilitarão seu sucesso escolar."

Para Marturano, Alves e Santa Maria (1998), dentre outros aspectos, a orientação e o suporte para o trabalho escolar e as aspirações e expectativas acadêmicas dos pais, em relação aos filhos são fatores relevantes para o desempenho positivo da criança.

A relação mãe/filho é de suma importância na vida da criança, e a separação mãe/filho provoca insegurança na criança, provoca sentimento de abandono, não afetividade.
E infelizmente hoje em dia as mulheres se obrigam a duplicar sua jornada diária, dividindo sua atenção familiar com jornadas de trabalho, a fim de colaborarem com a finança mensal familiar.
Também tem o fato da falta de paciência e compreensão por parte dos adultos quanto as atitudes das crianças, e em casos mais graves a violência presente nos lares.
Muitas vezes as crianças sofrem maus-tratos dentro do seio familiar, enquanto que deveria ser seu santuário, local de descanso, abrigo, aconchego e principalmente troca afetivas por parte daqueles que deveriam inspirar e transmitir confiança para as mesmas.
As crianças "endeusam" ,"divinizam" seus pais. seus genitores ou educadores, é neles que está o seu parâmetro para enfrentarem a vida, a comunidade, a sociedade.
É desde o berço que a criança formula seu "eu", sua visão de mundo.

Nunes (1990) refere-se ao problema de maus-tratos sofridos pelas crianças, sabendo que essas crianças trazem auto-imagem e ego fragilizados em consequência de relação traumáticas com os pais, acabando por sucumbir às pressões e podendo apresentar problemas na sua relação com o processo ensino/aprendizagem.

Marturano (1997) afirma: apesar de sua vulnerabilidade de frente ao fracasso escolar, que lhe causa muito sofrimento, a criança é capaz muitas vezes de resistir ao stress e a adversidade, tendo resiliência.
Quando a criança é apoiada por profissionais que a acompanham em seu desenvolvimento e recebe ajuda e suporte adequados para a superação das dificuldades, ela pode reverter o processo de fracasso, alcançando melhorias em seu desempenho escolar.


Mensagem aos Professores 
Os professores têm em suas mãos vidas em construção...
Têm um tesouro infindo...para as futuras gerações...
Os profissionais da educação podem colaborar infinitamente com as nossas crianças em seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
O professor é um educador, orientador, ele abre janelas do mundo para as crianças explorarem.
É a figura de autoridade e conhecimento que a levam ao desenvolvimento intelectual.
É o professor o agente capacitador, facilitador do processo ensino/aprendizagem.
Uma palavra do professor é a chave para o desenvolvimento da criança, sua fala fica gravada  pelo resto de sua vida.
Um elogio, um gesto de carinho, um sorriso, faz com que a criança se abra para o mundo, para a aprendizagem, para o sucesso escolar.
O professor pode dar a sustentabilidade emocional que a criança necessita para vencer, superar suas dificuldades, sejam elas quais forem, o sentir-se amada, querida, aceita no meio escolar, é uma das  chaves  que a leva ao sucesso escolar.
Meus agradecimentos aos professores que tanto fazem por nossas crianças, nossos filhos e netos, pois com esforço,  muitas vezes falta de reconhecimento e baixa remuneração, continuam administrando o conhecimento e com amor, e  por vocação se fazem agentes educadores, facilitadores, para guiarem nossas crianças no caminho reto, no caminho certo, na luz da sabedoria...
Avante, fortes guerreiros nessa jornada linda...  

Referência
redalyc.uaemex.mx/pdf/848/84805805.pdf
Educação
PUC-Rio Grande do Sul
STEFANINI .M.C.B, CRUZ S.A.B, Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: O olhar do Professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, Educação, Janeiro-abril, Año/vol.XXIX, número 058. PUC do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, p.p.85.105.


 Elisabete Lauriano
Votorantim/SP
2011

4 comentários:

  1. Minha filha sofre com esse bloqueio muito provavelmente. Eu vou ajuda-la pois a amo e não quero vê-la sofrer.

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  2. Olá Sheila, espero que tenha resolvido o problema de sua filha! Porque o problema com certeza não está nela e sim nos métodos inadequados de ensino.

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  3. A minha filha está a ser acompanhada na escola pela psicólogo, ja está no segundo sem conseguir ler nao sabe juntar as letras...eu já não sei o que fazer...

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  4. Oi meu filho tem 14anos está no quinto ano e não sabe ler quando vai fazer prova da um bloqueio o que será que ele tem

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