sábado, 29 de outubro de 2011

Entrevista com Kelly Cristina Costa de Oliveira na função de Técnica de Radiologia

O que um Técnico de Radiologia realiza nesta função?
Realiza todos os exames em que se utiliza o aparelho de RX, isto é exames de todas as partes do corpo, também faz mamografia, tomografia e ressonância magnética, densitometria óssea, alguns exames especiais como o deglutograma e a histeroscopia, que são acompanhados por outros profissionais. 
No caso de diagnóstico para detectar e tratar o câncer é utilizado a medicina nuclear.

Quais os riscos que os profissionais dessa área estão expostos?
A exposição contínua aos Raios X são altamente prejudiciais a saúde, por isso é necessário tomar certos cuidados ( as paredes e portas das salas de RX tem que ser revestidas com Chumbo ou com o Baio misturada ao material para a construção da sala, para evitar que os raios ultrapassem as paredes e portas, tendo riscos de contaminação até do ambiente externo a sala.
Os profissionais, e os acompanhantes que necessitam ficar dentro da sala de RX, tem que usar protetores de Chumbo: colete plumbífero, protetor de tireoide, os óculos e as luvas, etc...
Dependendo da parte do corpo que será exposto ao RX, o paciente pode e deve usar o protetor de gônadas ( parte reprodutiva), pois o excesso de exposição a radiação pode causar esterilidade, câncer,
problema na tireóide e alterações nas hemácias, leucemias, etc...

Como é realizado o controle do nível de radiação a que o profissional foi  exposto?
Todo profissional tem que usar um "crachá" (Dosímetros) na altura do tórax, todo mês era trocado e avaliado a radiação recebida, e são realizados exames de sangue a cada 6 meses.  

Qual a carga horária e salário do Técnico de Radiologia?
A carga horária é de 04 horas/ dia, e o salário está na faixa de 04 salários mínimos, o Técnico de Radiologia se aposenta com 15 anos de exercício desta profissão devido a insalubridade e os riscos aos quais são expostos.

Como está o mercado de trabalho para esta profissão?
Se as 4 horas /dia fossem respeitadas estariam sobrando vagas, mas os profissionais preferem se arriscar por um salário melhor e acabam por dobrar a jornada de trabalho.

O que você acha importante melhorar nesta área?
Acabar com toda a terceirização, porque desvaloriza o profissional, e impõem maior jornada de trabalho.

Mensagem aos Leitores

Para quem estiver pensando em ser um Técnico de Radiologia, estude e se esforce porque é uma área muito gostosa de trabalhar, pois há contato direto com as pessoas, tem que haver cordialidade, respeito ao próximo, compreensão, ética. e sigilo. 
E lembrem-se sempre de que sua saúde é mais importante do que qualquer salário, então, proteja-se sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário