segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Entrevista com a Técnica em Segurança do Trabalho - Viviane Furquim

Qual especificamente é a função do/a Técnico de Segurança do Trabalho?
Supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
Tendo por metas promover a inspeções nos locais de trabalho identificando condições de perigo tomando todas as providências necessárias para eliminar estas situações de risco, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitude na segurança de trabalho.


Quais os tipos de Equipamentos de Proteção Individual- (EPIs), utilizados em uma empresa?
São vários tipos de Cinto de segurança, luvas, protetores auriculares, sapatos de segurança, óculos de segurança, aventais, tudo de acordo com a necessidade da função exercida pelo funcionário.


Além dos EPIs, o que mais o/a Técnico de Segurança de Trabalho orienta?
Desde a integração do funcionário na empresa, administrar palestras de conscientização em geral, o uso de EPIs, a segurança e prevenção de acidentes, palestra sobre saúde, sobre higiene ocupacional, e também sobre preservação do meio ambiente, realizar o Diálogo Diário de Segurança -(DDS), insistir na educação do funcionário quanto à arrumação, organização e limpeza do seu local de trabalho.
Palestras sobre Ergonomia, para a preservação da saúde e o conforto do funcionário durante a jornada de trabalho. 
Cabe também ao Técnico de  Segurança do Trabalho implantar e implementar projetos de segurança se possível.




Mensagem aos Trabalhadores
Trabalhar consciente de sua função, dos riscos da mesma, realmente se proteger pensando principalmente em você, também em sua família e nos demais colegas de trabalho.
Não executar tarefas para as quais não está apto.
Aguardar treinamento adequado para as outras funções.
Sempre verificar o seu posto de trabalho, mantê-lo limpo, arrumado, organizado para sua própria segurança.


São frases críticas que precedem um acidente de trabalho.
-"Nunca pense que não tem perigo, não tem problema"
-"Comigo não acontece"
-Ah! É rapidinho, vai dar tempo."


Nunca se distrair enquanto operar uma máquina. A atenção é fundamental para se evitar acidentes.
E não ceder a pressão de superiores, para executar tarefas que não seja sua.


Se tomar medicação avise aos superiores, e aos colegas de trabalho.
Se não estiver bem comunique aos superiores e aos colegas de trabalho, sempre busque auxílio.


Lembrar sempre de seus limites, e responsabilidades para consigo mesmo e para com a equipe, pois você é o maior interessado.





4 comentários:

  1. Elisabete, são ótimas as suas dicas e a maneira como escreve idem. Não tenho o que reparar, apenas digo pra que continue sempre escrevendo. Nós que gostamos não podemos parar, jamais. Abraço, linda!

    ResponderExcluir
  2. Oração para serenidade

    Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; indagando, como fez Jesus, a este mundo pecador, não como eu teria feito; aceitando que o Senhor tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com o Senhor para sempre no futuro.
    Amém.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Por me fazer encherga o meu (Eu) Profª Angela

    ResponderExcluir