terça-feira, 25 de outubro de 2011

Minha Cidade - VOTORANTIM

 Histórico da Cidade de Votorantim
A cidade de Votorantim ocupa uma área de 184,4 km², com uma densidade demográfica de 520,3 hab / km² , numa altitude de 570 m, tendo como ano de emancipação em 1.964, até então era um distrito de Sorocaba sendo distante da Capital São Paulo do Estado em 81,7 km. Encontra-se como microrregião de Sorocaba, e como mesorregião a Macro Metropolitana Paulista
O início da exploração e povoamento de Votorantim aconteceu em meados do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do Município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o período rural com a plantação de cana e da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de índios escravizados.
Em 1679, foi construída, no terreiro da casa grande, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo. Posteriormente essa capela foi enriquecida com a imagem de São Francisco, que deu nome à serra e à fazenda.
Por volta de 1750, numa sucessão de compras e vendas, a fazenda chegaria às mãos do Capitão Mor Manoel Fabiano de Madureira. Essa mesma fazenda, em 1890, seria vendida ao Banco União de São Paulo. A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de "Botu-ra-ti" / Boturantim, cujo étimo em tupi-guarani significa Grande Espuma Branca / Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao Município.
Conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região.
O primeiro empreendimento industrial implantado na região pelo Banco União de São Paulo em parceria com os ingleses, deu-se, em 1890, com escolha de uma antiga propriedade dos Madureira, que levava o nome de "Cachoeira", para a construção da barragem das corredeiras do Rio Grande.
Dessa forma, foi montada e acionada a primeira usina. Nascia, assim, a chamada fase industrial com a instalação da Fábrica de Chitas, que começou a funcionar em 1.892, iniciando a miscigenação, que se fundiu com os imigrantes italianos em Votorantim.
A fábrica foi construída em estilo inglês com tijolos aparentes, posteriormente conhecida como "Fábrica Velha", que pode ser vista, ainda hoje, ao final da rua Bernardino de Campos.
O potencial hidrográfico e a topografia de Votorantim foram de notória importância para a consolidação de seu desenvolvimento, tendo em vista que favoreceram investimentos hidroelétricos, como a usina de Itupararanga, inaugurada em 1.914, considerada de grande porte para a época, cuja energia gerada seguia na totalidade para a cidade de São Paulo. Outras usinas foram construídas, possibilitadas pela exuberância das cachoeiras, formadas na extensão do curso em declive do Rio Grande, como Ligth, Santa Helena, Votocel e Cachoeira da Chave, essas usinas favoreciam a indústria de tecidos já em plena atividade, que atraía imigrantes, marcando a origem dos povoados que surgiram ao seu redor.
Em 1.940 ocorreu outra imigração, pela oferta de empregos na tecelagem da Fábrica de Chitas e na Fábrica de Cimento Votoran, já construída e em funcionamento. Os imigrantes assentavam-se nos mesmos bairros, considerando que muitos formavam grupos ligados por parentesco. Legaram ao Município seus costumes, seu folclore, as artes musicais e, especialmente, contribuíram para o seu desenvolvimento.
No final da década de 1950, a localidade contava, aproximadamente, com 15.000 habitantes, concentrados em bairros pioneiros como Rio Acima, Vila Albertina, Vossoróca e Itapeva. A população, também se concentrava, nas vilas industriais, que se formaram acompanhando a trajetória do desenvolvimento industrial como Barra Funda, Chave, Santa Helena e Votocel. Em 1960, Sorocaba não mais administrava a contento o Distrito de Votorantim, agora com mais de 30 núcleos populacionais dispersos. Surgiram, então, as primeiras aspirações a favor da separação do Distrito de Votorantim, de Sorocaba. Aspirações essas, que se acentuaram e eclodiram em significativo movimento de luta pela emancipação política. Realizado o plebiscito em 1º de dezembro de 1963, onde toda a população votou, para o desmembramento de Votorantim, da cidade de Sorocaba.
A primeira eleição municipal realizada em Votorantim ocorreu em 7 de março de 1.965, confirmando a vitória do Sr. Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito de Votorantim. A instalação do Município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma.
A cidade comemora seu aniversário em 8 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição. Iniciando as festividades no primeiro dia do mês e encerrando as atividades alusivas à Semana da Emancipação no oitavo dia do mês de dezembro.
Atualmente a cidade de Votorantim, segundo dados do IBGE de 2007, encontra-se com 99.901 mil habitantes, contêm (69) sessenta e nove bairros, que continuam a se desenvolver. A base econômica de Votorantim, são as indústrias de tecidos, papel, cimento, componentes eletrônicos, confecções, etc.
No censo agropecuário destacam em maior número os bovinos, quanto à produção agrícola municipal, aparecem os cereais, leguminosas e oleaginosas, com maior evidência abacate e algodão, também o plantio de amendoim, azeitona, banana, arroz, borracha, cacau, café, aveia, centeio, cevada, feijão, caqui, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, noz, palmito, pêra, pêssego, pimenta, sisal, maçã, mamão, manga, maracujá, marmelo, erva-mate, figo, goiaba, guaraná, laranja, trigo, triticale, castanha de caju, limão, chá-da-índia, coco da Bahía, dendê ( côco), tangerina, tungue, urucum, uva, isto mostra a diversificação da produção agrícola da cidade.
Para prestar atendimento à população Votorantim, conta com a seguinte estrutura no setor de Serviços de Saúde: Secretaria Municipal de Saúde, que administra: (01) Departamento de Saúde Coletiva; (01) Ambulatório de Especialidades Médicas Municipal; (01) Almoxarifado Central; ( 01 ) Ambulatório de Saúde Mental; ( 01) Centro de Saúde Bucal; ( 01) Centro de Zoonoses; (01) Centro de Fisioterapia; (01) Centro de Vigilância contra a Dengue; Hospital Municipal Dr. Lauro Fogaça; (01) Unidade de Pronto Atendimento (PA); (11) UBS ( Unidade Básica de Saúde); (02) Projetos Saúde da Família, que atendem aos munícipes, e também o Hospital Santo Antonio, que presta atendimento de planos de saúde e particular.
Na Educação apresenta: ( 13) EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental); (12) EMEIEF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental); (08) EMEI ( Escola Municipal de Ensino Infantil); ( 08) CRECHES; (11) Escolas Estaduais; (06) Escolas Municipais Supletivos para Jovens e Adultos com Supletivo de 1ª a 4ª séries.
A cidade conta com apoio do CEESVO (Centro Estadual de Educação Supletivo de Votorantim ), realizando o ensino para Adultos no Ensino Supletivo de 1º e 2º grau, e formação profissional ( informática, línguas, auxiliar de escritórios, e outros).
Existe o Programa de Ensino Especializado, que cumpre as diretrizes da Constituição Federal, que visa a proteção e capacitação dos cidadãos Portadores de Necessidades Especiais. Este ocorre através do Ensino de Apoio Pedagógico Especializado para Portadores de Deficiências desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votorantim – (APAE), em parceria com a Secretaria da Educação, que abriu salas de Apoio Pedagógico Especializado nas escolas regulares, que atendem as exigências do ECA , sobre o direito da criança à Inclusão Social.
O ECA no Artigo 53, ao enfocar a educação afirma:
“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;...”                            

A APAE de Votorantim, atende atualmente 157 cidadãos Portadores de Necessidades Especiais de ( 0 à 50 anos de idade), promovendo e capacitando esses cidadãos portadores de diversificadas deficiências como Síndrome de Down, Deficiências Mentais, e Físicas de variadas causas, que assim que são detectadas por laudos médicos especialistas, são encaminhados para o atendimento especializado da APAE, onde recebem toda a atenção, capacitação, orientação e aprendizagem respeitando os limites de cada um, contribuindo para sua socialização, buscando a inclusão social dos mesmos na sociedade.

Assim, Votorantim  está se desenvolvendo rapidamente, recebendo a cada dia mais migrante que buscam  estabilidade econômica, já que a cidade oferece aconchego como cidade calma, e em plena atividade industrial, tendo capacidade e muitas riquezas para serem explorada, sua potência mineral, seu rico solo, e redes fluviais, contribuem para seu rápido progresso. 

http://wwwibge.com.br.ibge.cidades@.microsoft  Internet Explorer, pesquisado em 29/02/2008.


Elisabete Lauriano
Votorantim/SP
2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário