quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Serviço Social

O Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão de nível superior, oficializada no Brasil através da Lei nº 1989/53 e regulamentada pela Lei nº 3252, de 27 de agosto de 1957, alterada pela Lei nº 8662, de 07 de junho de 1993. A nova Lei de regulamentação da profissão e o Código de Ética /93 forneceram respaldo jurídico e uma nova dimensão aos instrumentos normativos legais.
O Assistente Social é um profissional liberal de nível superior, e para exercer a profissão, deve ser formado por Instituição reconhecida pelo MEC e também estar registrado no Conselho de Serviço Social onde atuará.
Os profissionais de Serviço Social tem como matéria-prima a "questão social", e alguns dos princípios fundamentais da Ética Profissional são:
• Trabalhar em defesa dos Direitos Humanos.
• Exercer o Serviço Social sem discriminar: nacionalidade, etnia, religião, condição física, classe social, ou opção sexual.
• Atuar buscando a ampliação e consolidação da cidadania.
• Ter o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e também com o aprimoramento intelectual.
Enfim, cabe ao Assistente Social compreender a questão social, desenvolver trabalhos em parcerias, definir formas alternativas de gestão pública na área de políticas sociais, públicas, privadas, filantrópicas e prestar assessorias e consultorias aos movimentos sociais.
Elisabete Lauriano
Votorantim/SP
2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário