segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Refletindo na Palavra Sagrada com o Diácono Nelson Laureano


Como se alcança o perdão ?
Em Mateus 18:21-35, Jesus deixa claro que devemos dispensar o perdão, sem esperar retorno, e sem julgar o outro.
Pedro se achegou a Cristo com a pergunta: Até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Os rabinos limitavam o exercício do perdão até três ofensas. Pedro que seguia os ensinos de Cristo, ampliou para sete, pois sete era o número que indica perfeição.
Jesus Cristo, porém ensinou que nunca devemos nos cansar ou fatigar de perdoar, Ele responde não até sete, mas setenta vezes sete.
Jesus mostrou o verdadeiro motivo pelo qual o perdão deve ser concedido, mostrou também o perigo de acariciar espírito irreconciliável, isto é, se você reter o seu perdão, também não alcançará o perdão para sua vida.
Neste capítulo acima citado, a parábola conta o procedimento de um rei para com os oficiais, que administravam os negócios de seu domínio. Alguns desse oficiais recebiam grandes somas de dinheiro pertencentes ao Estado. E quando o rei investigava a administração desse depósito, foi lhe apresentado um servo seu, cuja conta mostrava uma dívida para com seu senhor da imensa soma de dez mil talentos. E ele não tinha com que pagar, e segundo os costumes, e leis ordenou que fosse vendido com tudo quanto tinha de posse, para que se fizesse o pagamento de sua dívida.Terrificado porém o homem prostou-se aos pés de seu senhor  e suplicou-lhe dizendo: Senhor se generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então aquele senhor movido de compaixão, soltou-o, perdoando-lhes as dívidas.
 O servo devedor já perdoado, saiu da presença de seu senhor indo para sua casa, encontrou um conservo teu, que lhe devia a importância de cem denários, e lançando mão dele lhe sufocava, dizendo: paga-me o que deves. Então seu conservo prostrando -se aos seus pés rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo e tudo te pagarei. Ele porém não quis perdoar, e encerrou-o na prissão até que pagasse a dívida...
Refletindo sobre a Palavra sagrada
O perdão concedido pelo rei, representa o perdão divino, para com todo o nosso pecado, Cristo é representado pelo rei, que é movido de grande compaixão, sempre pronto a perdoar.
O homem estava sob a condenação da lei quebrada, não podia salvar-se, por si mesmo, por isso Jesus Cristo veio ao mundo, demonstrando sua divindade para o mundo, para a humanidade e completou sua missão dando sua vida, para resgatar ao impuro, ao injusto, entregou-se por nossos pecados, ofereceu-se gratuitamente , livremente para todos aqueles que Nele crer, que recebam o perdão, perdão pago com seu sangue precioso. Nosso Senhor é salvação, é misericórdia e redenção.
Você ainda não aceitou esse amor maravilhoso de Jesus? Aceite-o agora e seja livre da condenação eterna, e esteja perdoado de seus pecados, busque a comunhão com Jesus, siga seus passos, para agradá-lo por amor, por gratidão... Amém.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário