sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A importância da Matemática em nossas vidas


Matemático Brasileiro

 JACOB PALIS JUNIOR (1940)     
De 1964 a 1966 estudou na University of California, USA, sob orientação de Stephen Smale, obtendo o grau de mestre em 1966 (sem tese); no doutorado foi orientado pelo mesmo matemático defendendo a tese: ON MORSE-SMALE DYNAMICAL SYSTEMS em 1967, regressando ao Brasil em 1968, foi admitido como Pesquisador do IMPA, onde exerceu várias posições, inclusive de diretor no período de 1993 a 2003, trabalhando na consolidação do IMPA como um dos mais importantes institutos de pesquisa matemática da América Latina; é membro titular da ABC, tendo sido presidente (2001-2004); integra também as academias de ciência da França, EUA, Índia, México, Chile e do Terceiro mundo; foi presidente da SBM de 1979 a 1981; foi membro do Conselho Consultivo da CAPES nos períodos  de 1974 a 1975 e de 1988 a 1990; há vários anos é membro do Conselho Consultivo do CNPq; orientou 40 teses de doutorado de estudantes de 11 paises, tem publicado 80 artigos científicos em importantes periódicos de circulação Internacional, ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior (entre eles o Moinho Santista em Matemática, 1976, Medalha de Honra ao Mérito da Capes, do Mérito Científico da Fundação Carlos Chagas, da FAPERJ, e outros); além de lecionar em importantes universidades européias e americanas; atualmente, coordena o Projeto “Instituto do Milênio” – Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira. Tem prestígio nacional e internacional e muito contribui para o desenvolvimento do ensino e consolidação da pesquisa matemática no Brasil. 

Entrevista com Jacob Palis Junior.

A Importância Atual da Matemática.

O que caracteriza o extraordinário papel da matemática na atualidade? Segundo Jacob Palis, é o fato de ela estar mais próxima das ciências e da sociedade em geral. Palis dará palestra nesta terça-feira.
É impossível dissociar a história da humanidade dos impactos da matemática em cada fase da civilização. Como lembra o matemático Jacob Palis, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do MCT, ela sempre esteve presente de forma marcante, desde quando servia apenas para contagem das safras de alimentos, rebanhos, inimigos, objetos e ciclos de tempo.
Depois permitiu a medição de terrenos e facilitou as construções. Os antigos egípcios, por exemplo, já conheciam na prática o Teorema de Pitágoras, pois calculavam a altura de uma pirâmida a partir da base e da inclinação das faces desejada. Em seguida vieram os gregos e as generalizações de conceitos. E assim por diante, com diversos marcos importantes.’
A partir de meados do século 20, nova transição de fase parece ter ocorrido, reservando um lugar peculiar para a matemática no desenvolvimento da humanidade.
Esse será o ponto que Palis discutirá na conferência ‘A Importância da Matemática no Mundo Contemporâneo’, no dia 26 de outubro, às 15h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
A grande diferença dessa importância é a aproximação entre a matemática e as ciências em geral, numa interação sem precedentes.
‘Um grande exemplo é o do seqüenciamento genético, que pôde ser feito de forma mais inteligente graças a ferramentas desenvolvidas pelos matemáticos. Outro caso é o tratameto da Aids com o 'coquetel' de três antivirais, onde foram empregados modelos matemáticos para a decisão sobre o uso simultâneo ou não dos medicamentos pelos pacientes.’
Os exemplos são inúmeros e distribuídos por praticamente todas as áreas científicas e tecnológicas. Basta lembrar da modelagem para previsões climáticas, da hoje indispensável economia matemática que subjaz qualquer teoria econômica ou da análise de dados estatísticos pelas ciências sociais.
Como exemplo do grau dessa importância, Palis comenta que muitas empresas passaram a contratar matemáticos para diversas funções, dado o treinamento que possuem para o raciocínio lógico e sintético e o estabelecimento de correlações.
Numa época de imensa quantidade de informações, com transformações de cenários e prioridades a cada instante, essas habilidades são fundamentais, bem como outra: a capacidade de tomar decisões levando em conta a incerteza, ‘componente essencial da matemática, ao contrário do que muitos imaginam’, lembra, Palis, um especialista em sistemas dinâmicos.
Além dessa maior interação com as ciências, a importância atual tem duas outras características, de acordo com Palis:
1) o grande desenvolvimento da matemática em si, inclusive com a resolução de antigos problemas, como o Teorema de Fermat;
2) a necessidade de o homem comum dominar conceitos e recursos matemáticos diante da complexidade crescente da vida moderna, seja para administrar as finanças domésticas ou um pequeno negócio ou para utilizar equipamentos e recursos computacionais no trabalho, no lar ou na rua, até mesmo para o lazer.
Palis relembra que o matemático francês Henri Poincaré (1854-1912) há mais de um século defendia que a matemática deveria crescer não só por sua beleza intrínseca, mas também pela promoção da ciência como um todo. Parece que isso aconteceu, como 2+2 são 4. Ou não?
Perfil - Graduado em matemática pela UFRJ, Jacob Palis obteve o Master of Sciences e o Ph.D. pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É professor do Impa desde 1971, tendo sido diretor do instituto de 1993 a 2003. Integra as Academias de Ciências do Brasil, EUA, França, Índia, México, Chile e do Terceiro Mundo.
Foi presidente da União Matemática Internacional. É doutor ‘honoris causa’ pela Uerj e Universidades de Warwick, de Santiago, do Chile e de la Habana. Foi professor visitante em várias instituições Europa, EUA e Japão e também conferencista convidado em dezenas de instituições brasileiras e estrangeiras. Orientou 40 teses de doutorado de estudantes de 11 países. Tem 80 artigos científicos publicados.
A conferência será no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, SP, SP. Mais informações pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442 ou pelo e-mail iea@usp.br.
(Assessoria do IEA/USP).



A Web Quest é uma ferramenta de pesquisa de fundamental importância para todo trabalho acadêmico desde os ciclos iniciais, desta forma a Web Quest orienta o aluno em cada passo na construção de seu conhecimento.

Hipótese
A Web Quest  contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, organização mental, matemático, metodológico, ampliando a capacidade mental individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário