quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Entrevista com o Agente de Zoonose -Anderson de Castro

O que faz um Agente de Zoonose?
Faz o controle da Dengue (AEDS AEGYPTI), nas Campanhas de Vacinação Anti-rábica, administra a vacina, cuida da Nebulização Anti-Dengue nos focos detectados de Dengue, quando apresenta uma pessoa infectada na área.


Qual é a área da Nebulização?
A área é de 06 quarteirões.


Há algum risco de saúde para o agente aplicador e a população se aspirar o veneno?
Sim, pode causar alergia, irritação das vias aéreas, olhos, pele, etc... Por esse motivo a população é avisada com antecedência para proteger alimentos, animais, e membros da família, pois a nebulização é realizada dentro e fora de cada casa de todo o quarteirão.
É orientado para esperar de 20' a 25' para retornarem para seus lares com segurança.


Os agentes realizam exames específicos e periódicos para saber o nível de contaminação a que foi exposto durante a nebulização contra a dengue?
Sim, a cada 06 meses é realizado a coleta de sangue e verificado se houve alguma contaminação com a aplicação do veneno contra a dengue.
É muito difícil acontecer alguma contaminação, já que é obrigatório o uso de EPIs adequados para tal tarefa, e todos os agentes utilizam EPIs para sua proteção.


Qual a dificuldade encontrada para realizar sua tarefa?
A resistência da população em atender os agentes, por desconfiança, outros por não querer a entrada dos agentes em sua propriedade, e consideram como invasão na privacidade da família.


O que mais você encontram nas visitas domiciliares que se considera como criadouro ?
Em fundo de quintal encontramos latas, pneus, ralos com caixa sanfonadas (armazenam águas paradas), garrafas), também as calhas se entopem com o acúmulos de folhas secas, as lages podem apresentar acúmulos( poça) de água devido a falta de queda na mesma, as caixas de água é outra grande preocupação pela falta de tampas, ou pela quebras das mesmas.
Dentro da casa a preocupação são os vasos de flores, que apresentam os pratinhos com água, o correto é colocar areia nos mesmos, observar as geladeiras que tenham depósito de águas de degelo.




Mensagem para a População
É necessário o uso de repelentes adequados.
Faça sua parte para evitar a proliferação dos mosquitos da dengue, se cada um cuidar de sua casa,
a tendência é diminuir o número de casos da doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário